terça-feira, 6 de julho de 2010

VOCÊ SABE QUAL O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE CAPAZ DE CARREGAR 1.500 VEZES O SEU PESO???


Pouca gente sabe disso, mas a sacolinha de supermercado (normatizada pela ABNT) pesa 4gr e tem a capacidade de carregar até 6.000gr (6kg)... É O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE CAPAZ DE CARREGAR 1.500 VEZES SEU PRÓPRIO PESO!!!
Sabemos que a sacola plástica tem sido alvo de críticas, mas acreditamos que o uso e reciclagem das sacolas é uma questão cultural. Preocupado com o rumo do nosso segmento, o diretor da Colortene escreveu um breve artigo sobre este tema, que postamos abaixo:

PLÁSTICO X MEIO AMBIENTE X CULTURA

Nos últimos tempos estamos sendo achocalhados com os pretensos problemas que o setor plástico causa ao meio ambiente, porém esquecemos que é um setor que vem se organizando durante vários anos em todo o mundo, gerando riquezas e desenvolvimento, e que suas aparas industriais e sobras pós consumo são também uma fonte de sustento para várias micro empresas e cooperativas, estas na maior parte “tocadas” por setores da população até então sem condições de sustento próprio, que apesar dos parcos recursos vêem em nosso “lixo” sua condição de sobrevivência.
O vilão da vez é a sacola de supermercados, como já foi a garrafa PET e tantos outros plásticos, esquecemos que as pretensas leis de proteção ao meio ambiente, não pensam no futuro, são imediatistas e muitas vezes decretadas no ímpeto de solucionar imediatamente um problema, quando sabemos que a pressa é inimiga da perfeição, deixando de valorizar anos de desenvolvimento e ótimas resoluções/normas já existentes, exemplo disto a resolução 105, que contempla as normas para embalagens com contato com alimentos, nesta resolução são analisados todos os insumos que são usados em uma embalagem plástica que tenha contatos com alimentos. Resolução esta que o setor plástico já há muito segue a risca. Além disso temos a normatização conforme a ABNT que regulamenta a espessura mínimo e capacidade de carregar peso das sacolinhas de supermercado. Então vejamos:
1-Vamos substituir as sacolas plásticas por qual tipo de sacolas?
2-Qual a normatização será utilizada?
3-O descarte destas sacolas será feito de que forma?
4-Sua reciclagem gerará empregos e riquezas?
5-Foi calculado o efeito social destas toneladas de plástico que deixarão de ser recuperadas?
Duvido que alguém responda estas questões com precisão, no máximo haverá gurus, com parcos conhecimentos chutando números que não lhes são nenhum pouco familiares.
Falo com o embasamento de quem convive há 22 anos no mercado de termoplásticos.A solução mais eficaz passa por educação na base escolar, para que nossa crianças se criem com uma cultura de cuidados ao meio ambiente, investimentos para profissionalizar as cooperativas de reciclagem, coletas de lixo seletivas e investimentos governamentais, no que já esta começado e tem boas bases. Educação não se consegue por decreto, é um investimento de longo prazo, porém com resultados grandiosos.

André dos Santos Costa
Diretor Comercial-Colortene Conc. De Cor e Aditivos Ltda.
andre@colortene.com.br

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESTABILIDADE DA BOLHA NA EXTRUSÃO DE FILMES TUBULARES



A revista Plástico Industrial de Março de 2010 publicou um artigo interessante sobre a estabilidade da bolha na extrusão de filmes tubulares. O objetivo do estudo era buscar um método rápido e fácil de implementar para fins de controle de qualidade. Resolvemos postar aqui um breve resumo, pois acreditamos que este assunto é de extremo interesse dos fabricantes de filmes, lonas e sacolas.

" ESTUDO ESTABELECE CORRELAÇÃO ENTRE ESTABILIDADE DA BOLHA E ÍNDICE DE FLUIDEZ DO FUNDIDO DURANTE A ESTRUSÃO DE FILMES TUBULARES
(Revista Plástico Industrial - Março 2010)

Fluxo instável na moldagem de filmes por extrusão e sopro é algo inaceitável porque resulta na limitação na taxa de produção e redução da qualidade do produto. O índice de estabilidade da bolha está diretamente realcionado com o índice de fluidez do fundido, as características moleculares e a resistência do fundido. Ocorre que foi observado que resinas com características similares apresentam valores significativamente diferentes do índice de estabilidade da bolha. Este estudo têm como objetivo verificar se a técnica da declividade do índice de fluidez do fundido pode ser usada para prever a estabilidade da bolha das resinas de PEAD. Buscou-se um método que fosse rápido e fácil de implementar para fins de controle de qualidade.
A técnica utilizada foi a Técnica de Declividade do Índice de Fluxo do Fundido. Uma matriz normal (usada para medição do índice de fluidez) e uma atriz zero, posicionada de cabeça para baixo (usada na medição de inchamento da matriz) foram os instrumentos utilizados, juntamente com dois valores de carga, 5kg e 21,6kg. Foram avaliados 7 grades de PEAD, com alto peso molecular e índice de fluidez do fundido entre 0,17 e 0,36 dg/min da Total Petrochemicals. Os valores encontrados foram:

* resina A: 3,3
* resina B: 2,5
* resina C: 2,2
* resina D: 1,0
* resinas E, F e G: 0,0

RESULTADOS:

* A razão de Trouton (razão entre as viscosidades determinadas sob alongamento e cisalhamento para uma dada razão de deformação) mostrou uma clara diferença em relação às resinas sob altas taxas de cisalhamento, o que significa que a estabilidade é altamente influenciada pelas propriedades elásticas da resina.

* Os gráficos a seguir mostram uma clara correlação entre a técnica da declividade do índice de fluidez do fundido e o índice de estabilidade e apresenta a razão do índice de fluidez do fundido usando a matriz zero, onde também pode ser verificada uma tendência:








CONCLUSÕES:
* A razão do índice de fluidez do fundido usando a matriz zero foi o método que mostrou a mais clara correlação com o índice de estabilidade da bolha.
* A técnica da declividade do índice de fluidez do fundido constitui uma boa maneira para discriminar as resinas estáveis, medindo tanto os aspectos viscosos como os elásticos.
* As correlações encontradas para as medições do índice de fluidez do fundido podem ser muito úteis, uma vez que o dispositivo para a determinação desta última propriedade é uma ferramenta de controle de qualidade comum e simples."

Esperamos que este post possa ser útil para nossos parceiros e nos colocamos à disposição para auxiliar no desenvolvimento de novas técnicas e produtos que auxiliem o controle de qualidade dos filmes tubulares.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

MUITO PRAZER, NÓS SOMOS A COLORTENE!

A COLORTENE É FRUTO DO EMPREENDEDORISMO DE SUA DIRETORIA QUE, VENDO A LACUNA NO CRESCIMENTO DAS NECESSIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MAIS PERSONALIZADOS NO SETOR DE TRANSFORMAÇÃO DE TERMOPLÁSTICOS, VEIO PREENCHER ESTA LACUNA COM PRODUTOS DE ALTA PERFORMANCE E COM AMPLA ORIENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA A SEUS CLIENTES. DESENVOLVENDO E COMERCIALIZANDO, DESSA FORMA, PRODUTOS NA MEDIDA EXATA DAS NECESSIDADES DO CLIENTE, CONTANDO PARA ISTO COM UMA EQUIPE ALTAMENTE COMPETENTE, QUALIFICADA E EXPERIENTE NO MERCADO DE TERMOPLÁSTICOS. FUNDADA EM 01 DE MAIO DE 2006, CONTA COM COLABORADORES COM MAIS DE 20 ANOS DE ATIVIDADE NO SETOR DE PIGMENTAÇÃO E ADITIVAÇÃO DOS MAIS DIVERSOS TIPOS DE TERMOPLÁSTICOS: DE COMODITIES A PLÁSTICOS DE ENGENHARIA. INSTALADA, ATUALMENTE, EM UM PARQUE FABRIL DE 1800M² NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO, OBTEVE NESTE PERÍODO DE ATIVIDADE UM PORTFÓLIO DE CLIENTES LÍDERES DE MERCADO EM SEUS SEGMENTOS, QUE VIERAM SOLIDIFICAR E ENGRANDECER ESTA EMPRESA, SENDO OS MESMOS A PROVA DE QUE NOSSA POLÍTICA E QUALIDADE ESTÃO ACERTADAS E AJUSTADAS COM AS NOVAS REALIDADES DE MERCADO E GESTÃO.

A POLÍTICA:

DESENVOLVER, PRODUZIR E COMERCIALIZAR CONCENTRADOS DE COR E ADITIVOS ATENDENDO ÀS ORIENTAÇÕES DE NOSSOS CLIENTES, BUSCANDO A SATISFAÇÃO, OS LAÇOS DURADOUROS E A MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA DE GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO.


ALÉM DE POSSUIR LABORATÓRIO PRÓPRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SEUS PRODUTOS, A EMPRESA CONTA AINDA COM CONVÊNIOS/PARCERIAS PARA REALIZAÇÃO DOS MAIS DIVERSOS TESTES QUÍMICOS/FÍSICOS PARA GARANTIR A QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS E DESENVOLVIMENTOS.
PARA GARANTIR A PRODUTIVIDADE, LUCRATIVIDADE E PERENIDADE DA INSTITUIÇÃO A EMPRESA MANTÉM CONTRATOS DE CONSULTORIAS PARA OS SETORES DE ADMINISTRAÇÃO E FABRIL, O QUE REFLETE NOSSA PREOCUPAÇÃO EM TRATAR CLIENTES, COLABORADORES E FORNECEDORES COM ÉTICA E RESPEITO, GARANTINDO, ASSIM, UM GRUPO COESO QUE SOLIDIFICA A POLÍTICA. NOSSA ÉTICA E RESPONSABILIDADE COM A QUESTÃO AMBIENTAL ESTÃO IMPRESSAS EM NOSSA LICENÇA DE OPERAÇÃO CLASSE 2.

CERTOS DE PODERMOS ATENDÊ-LOS A CONTENTO, CONTAMOS COM VSA. PARA FAZER PARTE DESTE PROJETO DE SUCESSO.

CORDIALMENTE,
EQUIPE COLORTENE.