terça-feira, 6 de julho de 2010

VOCÊ SABE QUAL O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE CAPAZ DE CARREGAR 1.500 VEZES O SEU PESO???


Pouca gente sabe disso, mas a sacolinha de supermercado (normatizada pela ABNT) pesa 4gr e tem a capacidade de carregar até 6.000gr (6kg)... É O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE CAPAZ DE CARREGAR 1.500 VEZES SEU PRÓPRIO PESO!!!
Sabemos que a sacola plástica tem sido alvo de críticas, mas acreditamos que o uso e reciclagem das sacolas é uma questão cultural. Preocupado com o rumo do nosso segmento, o diretor da Colortene escreveu um breve artigo sobre este tema, que postamos abaixo:

PLÁSTICO X MEIO AMBIENTE X CULTURA

Nos últimos tempos estamos sendo achocalhados com os pretensos problemas que o setor plástico causa ao meio ambiente, porém esquecemos que é um setor que vem se organizando durante vários anos em todo o mundo, gerando riquezas e desenvolvimento, e que suas aparas industriais e sobras pós consumo são também uma fonte de sustento para várias micro empresas e cooperativas, estas na maior parte “tocadas” por setores da população até então sem condições de sustento próprio, que apesar dos parcos recursos vêem em nosso “lixo” sua condição de sobrevivência.
O vilão da vez é a sacola de supermercados, como já foi a garrafa PET e tantos outros plásticos, esquecemos que as pretensas leis de proteção ao meio ambiente, não pensam no futuro, são imediatistas e muitas vezes decretadas no ímpeto de solucionar imediatamente um problema, quando sabemos que a pressa é inimiga da perfeição, deixando de valorizar anos de desenvolvimento e ótimas resoluções/normas já existentes, exemplo disto a resolução 105, que contempla as normas para embalagens com contato com alimentos, nesta resolução são analisados todos os insumos que são usados em uma embalagem plástica que tenha contatos com alimentos. Resolução esta que o setor plástico já há muito segue a risca. Além disso temos a normatização conforme a ABNT que regulamenta a espessura mínimo e capacidade de carregar peso das sacolinhas de supermercado. Então vejamos:
1-Vamos substituir as sacolas plásticas por qual tipo de sacolas?
2-Qual a normatização será utilizada?
3-O descarte destas sacolas será feito de que forma?
4-Sua reciclagem gerará empregos e riquezas?
5-Foi calculado o efeito social destas toneladas de plástico que deixarão de ser recuperadas?
Duvido que alguém responda estas questões com precisão, no máximo haverá gurus, com parcos conhecimentos chutando números que não lhes são nenhum pouco familiares.
Falo com o embasamento de quem convive há 22 anos no mercado de termoplásticos.A solução mais eficaz passa por educação na base escolar, para que nossa crianças se criem com uma cultura de cuidados ao meio ambiente, investimentos para profissionalizar as cooperativas de reciclagem, coletas de lixo seletivas e investimentos governamentais, no que já esta começado e tem boas bases. Educação não se consegue por decreto, é um investimento de longo prazo, porém com resultados grandiosos.

André dos Santos Costa
Diretor Comercial-Colortene Conc. De Cor e Aditivos Ltda.
andre@colortene.com.br